terça-feira, 15 de março de 2011

Terremoto no Japão já contabiliza 2.700 mortos e 3.700 desaparecidos

No Japão, já há 2.700 mortos e 3.700 desaparecidos por tragédias
Tóquio, 15 mar (EFE).-

Pelo menos 2.722 pessoas morreram e 3.742 estão desaparecidas devido ao terremoto de sexta-feira e o posterior tsumani no nordeste do Japão, segundo o último boletim divulgado nesta terça-feira pela Polícia japonesa.
As autoridades japonesas estimam que o número final de vítimas será muito maior, pois em alguns municípios afetados pode haver mais vários milhares de vítimas.
Ainda não foi localizada a metade dos 17 mil habitantes da cidade de Minamisanriku, na província de Miyagi, embora não se descarte que muitos podem ter se refugiado em localidades próximas.
No litoral de Miyagi foram encontrados cerca de dois mil corpos, e outros 200 ou 300 cadáveres foram localizados em sua capital, Sendai, mas estes dados não foram incluídos no balanço oficial.
Também é desconhecido o paradeiro de oito mil residentes do povoado litorâneo de Otsuchi, na província de Iwate.
Cerca de 100 mil militares japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamentos, continuam atuando na zona devastada na busca por sobreviventes presos sob escombros ou arrastados mar adentro por uma onda gigante que alcançou os dez metros de altura.
Mais de meio milhão de refugiados no litoral oriental da ilha de Honshu estão há quatro dias dormindo sem luz e sem água potável na maior crise sofrida pelo Japão desde a Segunda Guerra Mundial. EFE


Por BBC, BBC Brasil, Atualizado: 14/3/2011 13:09
Terremoto moveu costa do Japão, alterou equilíbrio da terra e reduziu duração dos dias
A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.
Dados da rede japanesa Geonet - recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite - sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.
Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse á BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era 'compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte'.
O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo em cerca de 16.5 cm. O tremor também aumentou a velocidade da rotação da Terra, diminuindo a duração dos dias em cerca de 1.8 milionésimos de segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.