sábado, 5 de junho de 2010

O poder emocional dos números na nossa vida

28/05/2010 17:45
Por: Eduardo Zugaib

Ter metas quantificáveis é um bom motivador para a descoberta e exercício de nossas habilidades. Quando colocamos números em nossas vidas, passamos a ter objetivos, além de desejos.

Números são racionais. Palavras e gestos, emocionais. Foi assim que aprendemos. Pelo menos é assim que boa parte de nós se relaciona com estes universos.
Quando colocamos números em nossas vidas, passamos a ter não apenas desejos, mas objetivos. Ter metas quantificáveis é um bom motivador para a descoberta e exercício de nossas habilidades interpessoais, seja em equipe, seja lidando com nossos clientes.
O poder de um número gritando na mente é muito forte. Equipes inteligentes de vendas que o digam.
Sua motivação começa na mobilização de seus conhecimentos, habilidades e atitudes na busca de um número, que é a meta.
Quando conquistado ou, não raro, superado, ele retorna na forma de dois componentes motivacionais eficientes: o reconhecimento e a recompensa.
Atingir esse nirvana requer certo esforço da direção da empresa em criar ambientes favoráveis, tanto físicos quanto emocionais, para os colaboradores. A venda deve ser considerada algo muito mais rico do que o simples fechamento do pedido.
A esfera de confiança, baseada nas experiências positivas de quem compra, forma esse ativo “invisível” da empresa, ajudando-a a fortalecer-se com seus clientes que, por sua vez, ajudam-na a abrir outras tantas portas.
É a mágica do bom atendimento transformando-se em relacionamento e fidelização. São os números gerando emoção e atitudes, na sua melhor forma.
Mas há outros universos: quando tiramos nosso primeiro dez ou nosso primeiro zero, certamente eles vieram acompanhados de uma emoção. A atitude que adotamos a partir daí ajudou a compor parte da sua história.
Houve quem se superasse e quem se acomodasse frente ao dez. Houve quem se superasse e quem se derrotasse após um zero. Independente da história, os números estavam lá, fortalecendo crenças e modelos mentais de garra, arrojo, empreendedorismo e visão criativa.
Quem ainda não se convenceu de que os números possuem um alto componente emocional, imagine-se ganhando na Megasena. Para tanto, é preciso criar probabilidades reais, jogando ao menos um cartão por semana. A melhoria pessoal corre na mesma ordem, porém o prêmio é certo.
Se em 100 dias tivermos como meta melhorar 1% ao dia, pelo acumulado atingimos a meta até mesmo antes do prazo. Faça a conta e comprove. [Webinsider]
…………………………
Conheça os planos de hospedagem da HostLayer.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o Autor

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal. Mantém o site http://www.eduardozugaib.com.br" rel="externo">Eduardozugaib.
Url original: http://webinsider.uol.com.br/2010/05/28/use-o-poder-emocional-dos-numeros/
    Publicada em: 28/05/2010 17:45
    Impresso em: 03/06/2010
[editor] vtardin@webinsider.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.