terça-feira, 30 de março de 2010

As dúvidas sobre o Datafolha

Publicado no portal do Nassif

28/03/2010 - 13:38

As dúvidas sobre o Datafolha

Por Alexandre Leite

Ontem o Paulino escreveu que:
“Tanto a recuperação de Serra quanto a estabilização de Dilma ainda terão de ser confirmadas como tendências por novos levantamentos.” Mauro Paulino
O fato é que essa pesquisa trouxe um dados específico na região Sul difícil de ser explicado. A diferença subiu de 14 para 28% (de 38 a 24 para 48 a 20). Isso representou 2,5% dos 5% que diferença entre os candidatos cresceu.
Eu não gosto de questionar instituto de pesquisa pelo ponto de vista ético. Não gosto quando tucanos pedem auditorias de pesquisas, não farei o mesmo.
Mas claramente esses dados fogem de qualquer razoabilidade, pois não houve fato no nenhum que pudesse mudar a opinião de uma região dessa forma e só nela..
E nesse artigo ele afirma que 14% dos brasileiros estão altamente propensos a votar na candidata de Lula, mas não sabe quem é. Resolveria esse enigma se refizesse a pesquisa logo após informar o pesquisado.
Outro ponto a ser comentado é a diferença entre o Datafolha e os outros institutos quanto ao voto espontâneo em Lula. No Datafolha na casa dos 8% nos outros, na casa dos 20%.
Sem os dados completos no site do instituto, não podemos fazer uma análise mais específica.
Acompanhe pelo Twitter https://twitter.com/luisnassif

Da Folha de S.Paulo

CLÓVIS ROSSI
Mistério
SÃO PAULO – Durante a campanha eleitoral de 1989, Leonel Brizola almoçou nesta Folha e, a horas tantas, comentou que uma eventual vitória de Fernando Collor de Mello seria “anti-histórica”. Concordei com ele, em silêncio.
Como todo mundo sabe, Collor ganhou. Decidi, também em silêncio, que não entendia absolutamente nada de como o eleitor brasileiro forma sua intenção de voto e que era mais prudente, daí em diante, dar palpites apenas quando o Datafolha iluminasse o caminho.
Não é que, agora, nem o Datafolha ilumina algo? O resultado da pesquisa mais recente, ontem publicada, é um denso mistério, ao menos para mim. Não consigo encontrar uma explicação forte para o fato de José Serra ter subido quatro pontos em um mês. Atenção, hidrófobos do tucanato, não estou lamentando a subida, apenas tentando entendê-la.
Que Dilma Rousseff parasse nos 28% ou 27% é compreensível. Deve ter havido uma pausa (ou interrupção definitiva, sabe-se lá) no empurrão que o prestígio do presidente Lula dá à sua candidata.
Mas o que houve para que Serra subisse? Não vi nada no noticiário, a menos que tenha perdido algo por viajar frequentemente para o exterior, o que às vezes faz com que leia apenas superficialmente os jornais brasileiros.
Diminuíram as chuvas, é a hipótese levantada pelo meu guru do Datafolha, Mauro Paulino. Pode ser, mas, pela lógica, seria motivo para que Serra estacionasse, não para que subisse, certo?
Enfim, o resultado só me faz retornar à sensação de 20 anos atrás e decidir deixar que o Datafolha me surpreenda a cada tanto.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2803201003.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.